28/10/2015

Folclore.

Mitologia comparada,
culturas diversificadas ou estórias falsas,
aqui quero mostrar como é influente 
o folclore de minha gente.
Quase sagradas estórias que eu 
em minha infância distante 
ouvia do meu avô que sempre dizia
que tudo na vida vem de contos dos que 
passaram e isso é tradição,
não tem como não querer sonhar 
e reviver!
Estórias de lobisomem eram 
as que me faziam sentir medo mas queria ouvir.
Todas as noites, quando ele descansava,
eu ia junto dele e pedia,
ele inventava ou dizia até mesmo com convicção,
eu acreditava, meu mundo mágico eclodia,
cada qual com sua crença,
mas nada passa de lendas!
Sonhos e ilusões começam bem cedo,
viver é mesmo um eterno ir e vir
mundo lúdico e ao mesmo tempo real.
Lembranças lindas, 
saudade deixada,
com também lindos contos de fadas!

Ivone.




10 comentários:

  1. Um belíssimo texto
    Adoro folclore! Cada vez está mais na moda.

    Beijo e um dia feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Um belo texto e ainda à historias que perduram no tempo.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom recordar esses momentos e essas histórias que sempre foram contadas a mim também.Eu adorava todas,era um mundo de fantasias e encantador.
    Mesmo sendo folclore,os pequenos acreditavam.
    Bjs Ivone.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Que legal,Ivone o nosso folclore é tão rico! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. A minha infância foi de folclores e que sdd (lendas, histórias, músicas), esse universo sempre me fascinou.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo isso, lembranças que com certeza nos acompanha a vida inteira!
      Abraços amiga Bell!

      Excluir
  6. Boa noite Ivone.
    Boas lembranças do tempo do tempo que ouvia historia e me fascinava. Hoje sabendo da importância amo ler historia para meus pequenos, ver eles com o olhar ligada em tudo o que eu falo, bom demais. Uma linda noite amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo isso Mirtes, você é mesmo uma pessoa feliz, pois nada melhor do que saber agradar crianças, elas são lindas e eu também as amo muito, é gratificante ver seus olhinhos brilharem e ouvirem com atenção as estórias, meu avô adorava contar estórias e eu era a neta que mais adorava ouvir, nunca me esqueço e seus pequenos também não esquecerão, com certeza!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  7. Amiga, Ivone, boia noite !
    O que seria da nossa vida, sem as fantasias ?
    Os avós a fabricam muito bem, sob medida.
    Até hoje, as vestimos com muito prazer !
    Parabéns, por trazer à tona esta fase, tão linda,
    de criança.
    Um carinhoso abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivone,
    Eu com minhas crianças da escola fizemos um livro de lendas, levaram para casa sonhos e ilusões
    Adorei sua postagem, minha mãe era brava, mas adora contar histórias de terror e eu fingia que tinha medo.
    Eu nunca acreditei em história que o povo conta desde criança.
    Beijos no coração
    minicontista

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato